Helena Ivo's profile

Artigo | Mudar de carreira é um bicho de sete cabeças?

Foto: Freepik
Uma das decisões mais sérias a ser tomadas, trocar de carreira pode não ser tão difícil quanto se parece.

A decisão de trocar de área profissional pode estar atrelada a diversas questões. Melhoria na qualidade de vida, crescimento na renda, ou até mesmo a busca por fazer algo que traga satisfação pessoal, são algumas das razões. E não há motivos para se sentir estranho com relação a isso. 

A jornalista mineira Vivian Santos, por exemplo, foi âncora de um jornal da Rede Globo durante 15 anos e hoje se dedica exclusivamente à psicoterapia, por escolha própria. A inspiração que a levou a mudança, nesse caso, foi a afinidade que sentiu aumentar a medida que pôde tratar pacientes com depressão, ansiedade e outros problemas de saúde mental. Uma causa nobre e que vai garantir a ela mais satisfação profissional, não é mesmo?

Mas então, vale a pena trocar de carreira?
Bom, a resposta é individual, mas existem formas de guiar quem está na dúvida. Antes de mais nada, o profissional deve identificar o motivo de cogitar tamanha mudança em sua vida. Refletir sobre as seguintes questões pode ajudar:

Por que quero trocar de carreira?

A pergunta pode ser curta, mas vai levar quem está respondendo a repensar toda a sua vida profissional até o momento. Será que realmente não existem oportunidades na área atual? Será que o problema é com o ambiente de trabalho, salário ou as tarefas exercidas? Realmente não é o que gosto? 

Qual área tem mais a ver comigo e meus gostos pessoais?

Independente do motivo que leva alguém a querer uma nova carreira, uma coisa é fato: devemos ser bons no que fazemos profissionalmente. E se basear nas aptidões e gostos pessoais é uma boa forma de descobrir o que fazer. 

Aliar lazer e negócios pode trazer mais motivação, autoconfiança, aumento da produtividade e outros benefícios. Parece uma boa ideia?

Realmente quero construir uma nova carreira na área ou seria algo passageiro?

Se o motivo da nova escolha for financeiro, essa pergunta pode ser muito pertinente. O salário construído com a nova carreira pode ser bom, mas será que vale a pena trabalhar com esse novo desafio a longo prazo ou ele pode se tornar um pesadelo em alguns meses? Se faça aquela pergunta “onde eu me vejo em 5, 10 anos?” e considere todas as variáveis possíveis, assim você terá a resposta que precisa saber.

A remuneração média nessa nova carreira é compatível com o que espero?

Ao mesmo tempo que trabalhar com o que gosta é muito importante por uma série de fatores, não significa satisfação financeira. A remuneração atende suas expectativas ou vai lhe render dor de cabeça daqui um tempo? 

Descubra os desafios da área

Toda área e todo trabalho tem seus desafios. Identifique o que pode ser um obstáculo na sua nova vida profissional e se responda, sinceramente, se você está disposto a lidar com as dificuldades que a nova carreira te propõe.

Prós e contras

Coloque no papel todos os motivos que te incentivaram a seguir a nova carreira e tudo de positivo que você conseguir lembrar sobre a área.

Depois, tente ser realista e anotar também tudo o que você acha que pode te desencorajar em algum momento. A resposta virá em seguida. Vale a pena passar por cima dos contras e focar só nos prós?

Eu possuo formação ou conhecimento na área que desejo atuar? Se não, tenho condições de arcar com os gastos para me tornar apto? 

Infelizmente, para alguns não é tão fácil trocar de profissão, pois a menos que já exista formação/conhecimento na área desejada, envolve planejamento financeiro. Por isso é preciso colocar na ponta do lápis todos os gastos implicados com a decisão. 

Isso inclui desde um orçamento mensal para alimentação, transporte, aluguel e outras questões essenciais, até gastos extras que vem com a novidade: matrícula do curso, mensalidade, transporte (caso necessário), alimentação, cursos extras, material e qualquer outro gasto.

Se você ainda não tem condições de arcar com essa mudança, talvez seja legal reduzir alguns gastos para investir em seu novo objetivo. Uma forma de fazer isso é se manter no emprego atual - caso tenha um - pelo maior tempo possível e depois de uma reserva adquirida, finalmente colocar o plano em ação!

Converse com algum profissional sobre isso

É muito importante procurar ajuda profissional ao tomar decisões tão importantes para a nossa vida, portanto, não deixe de procurar um psicólogo ou até mesmo coach sobre o assunto. Conte o que levou você a querer sair da carreira atual e o que motivou a seguir na nova área desejada. Seja bem sincero, pois só assim o profissional poderá ajudá-lo a entender esse novo momento pelo qual você está passando.
Está resolvido, vou trocar de profissão! Mas por onde começo?

Se você já se organizou com todas as questões acima, você já tem um bom caminho andado e isso é uma notícia excelente! Agora você precisa focar na carreira que vai construir. E adivinha? Também existe uma forma de se organizar para conseguir os resultados desejados.

Networking

O velho e bom networking é sempre bem-vindo em qualquer área, né? Converse com pessoas experientes no mercado em que você está tentando carreira, aproveite as dicas e coloque-as em prática. Não se esqueça de tentar aprender sempre que puder!

Estude o mercado

Não é novidade que o mercado de trabalho é duríssimo e valoriza pessoas com diferenciais. Ao estudar sua nova área de atuação, você pode descobrir quais são os diferenciais buscados nos profissionais e aprender tudo sobre o que é exigido. Isso pode dar um destaque no seu currículo.

Use seu conhecimento em outras áreas a seu favor

Não é só porque você resolveu mudar de área que tudo o que você aprendeu antes deve ser jogado ao vento, né? Acredite em você e pense em formas de aplicar seu conhecimento prévio em situações da nova carreira!

Esteja atualizado sempre

Assim como trocar de área exige uma série de análises e estudos até que você resolva seguir com a decisão, se manter em uma carreira também. Não deixe de se manter atualizado no mercado e estudar aquilo que ainda não sabe, ou que acabou de virar novidade. Isso é muito importante para se manter em destaque e continuar crescendo na carreira.

Que tal? Já está pronto para se arriscar ou ainda vai fazer o teste?

A finalização do texto seria com um CTA relacionado ao blog em que a publicação seria feita.
Artigo | Mudar de carreira é um bicho de sete cabeças?
Published:

Owner

Artigo | Mudar de carreira é um bicho de sete cabeças?

Published:

Creative Fields